-
Arquitetos: BambuBuild
- Área: 516 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Yang Zhao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão está localizado no Nansha Bird Park, uma espécie de parque temático ecológico que integra a criação de aves aquáticas, a popularização da ciência, a observação e passeios turísticos. O Nansha Bird Park tem sido palco de um Fórum e Concurso Internacional de Design e Construção por 21 anos. O concurso apresenta diferentes temas de design criativo e convida professores e estudantes universitários de Guangdong, Hong Kong, Área da Grande Baía de Macau e da ASEAN a participar.
Em 2019, a competição se fundiu com o 2º festival de artes de bambu de Guangzhou Nansha. O concurso foi criado com intuito de fomentar a habilidade prática de alunos formados em arquitetura na construção em bambu. O volume se tornou o principal centro de eventos desta competição e fórum, depois disso ele foi usado como o centro de exposições para turismo cultural e comércio do Pavilhão da Tailândia, na exposição nacional de bambu da China.
A estrutura principal da edificação é feita de bambu moso, um bambu popular na China. O bambu é o material de construção mais favorável ao meio ambiente e é um tubo oco. É difícil usar o entalhe como a madeira usual, entretanto, parafuso e as juntas de amarração aproveitam as fortes fibras externas desse tubo oco.
O volume precisa ser grande para abrigar muitas pessoas, mas o comprimento máximo do bambu moso é de 6,5 m e o diâmetro é pequeno, cerca de 30 mm a 60 mm. Devemos otimizar as características do bambu para criar um projeto de construção especial e exclusivo que só possa ser feito em bambu. Os pilares de bambu agrupados são montados em uma estrutura com ferramentas simples e com trabalhadores sem qualificação específica.
No contexto de um parque com muito verde, água e animais, a construção deve ser rápida e não afetar o entorno. A estrutura é pré-fabricada antes da montagem para atingir precisão e rapidez na construção, levando a um design de estrutura modular. As armações de bambu têm cerca de 12m de vão, a cobertura em balanço tem cerca de 3m para proteger da chuva e do sol. Estruturas são organizadas ao longo do comprimento do volume para definir o espaço arquitetônico. A distância entre 2 molduras estruturais é de cerca de 2 metros. O volume representa uma arquitetura totalmente aberta e conecta-se harmoniosamente com a natureza.
A estrutura do pavilhão está presente no projeto arquitetônico e também na concepção do espaço com a arquitetura nascendo do próprio espírito da estrutura. É assim que a arquitetura de bambu deve ser.